Projeto Semear



O que é?

O projeto Semear nasceu em 2019 com o propósito de ampliar o conhecimento dos jovens e adultos da comunidade, nas disciplinas básicas da educação, o português e a matemática. Porém, não nos limitamos às disciplinas tradicionais, trabalhamos ainda a inclusão social, a autoconfiança, a autoestima, o reconhecimento do papel na sociedade e a valorização dos sonhos de cada um dos alunos.


Todos são recebidos em nosso projeto com muito carinho e atenção, respeitando seus conhecimentos, suas vivências, suas culturas e a necessidade que apontam em aprender o que mais lhe fazem falta.



Nossos cursos

Atualmente ministramos aulas de português e matemática, e a partir de agosto/2019 ingressaremos com as aulas de inglês (clique aqui).


Estudamos ainda ampliação para outras modalidades de aprendizado para o próximo ano.



Onde são realizadas as aulas?

As aulas acontecem nas dependências da FEG, em nossas salas de aula, localizadas no 2º e 3º andares.



Quem pode ser aluno?

Jovens a partir de 15 anos e adultos sem limite de idade.

Recebemos todos àqueles que queiram adquirir mais conhecimentos.



Qual a programação de aulas?

Nossas aulas de português e matemática ocorrem todos os sábados das 9h às 12h., com duração de 1h20min cada uma delas.



Quantas pessoas são beneficiadas com o projeto?

Atualmente (turma de Abril-Junho-2019) temos mais de 30 pessoas inscritas no Projeto Semear.



Há estrutura para receber os filhos/netos/irmãos enquanto os jovens e adultos participam das aulas?

Oferecemos cuidados com as crianças maiores de 3 anos, em nosso Brincando & Aprendendo e Desenho Artístico, enquanto os jovens e adultos participam das aulas. As crianças se divertem, compartilham e aprendem de forma lúdica.



Quem são as pessoas que fazem o Projeto Semear acontecer?

Além dos mantenedores da FEG e dos guardiões do Plano Maior, os alunos e os nossos voluntários é que fazem o projeto acontecer.

Contamos com voluntários altruístas, solidários e que acreditam na transformação das pessoas através do amor e da caridade.



Nossos cursos possuem certificados válidos para o MEC?

Por ser um curso oferecido para a comunidade, com o propósito de auxiliar no crescimento intelectual e moral, nós não nos preocupamos com certificações exigidas pelo MEC, já que precisaríamos cumprir algumas regras para serem válidos, por exemplo, exigência de carga horária mínima e necessidade de comprovação de escolaridade prévia.


Montamos e estruturamos o projeto com mais liberdade e da forma como consideramos mais adequado à nossa finalidade. Nosso intuito maior é o de auxiliar e aprimorar o conhecimento de quem nos procura!



Depoimento de alunos:


        “ .....estou muito feliz com tudo o que tenho aprendido. Está sendo muito gratificante...tenho visto os resultados em provas que tenho feito e os acertos nos quais tenho me beneficiado.” Aluna Projeto Semear.


       “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire